PLATEIA MENOR. MAIS RECIPROCIDADE


Começaram a circular por aí as conclusões e as considerações finais das «1as Jornadas do Património Histórico-Cultural e Arqueológico do Distrito de Castelo Branco» que tiveram lugar em Vila de Rei, no Auditório Municipal Monsenhor Dr. José Maria Félix, numa organização da Câmara Municipal de Vila de Rei. Depois vá se lá saber as razões a coisa foi inserida nas Jornadas Europeias do Património 2007, lançadas pelo IPPA, este ano sob o mote “Património em Diálogo”. Diálogo não terá lá havido muito. A coisa foi mais pró monólogo…

É que, e segundo a nota de imprensa da Exmª Autarquia http://www.cm-viladerei.pt/: « A adesão foi inferior à esperada, cerca de 50 pessoas para um total de 20 oradores, mas nem por isso menos interessante. Segundo uma das oradoras, Dr.ª Sílvia Moreira, o número reduzido de assistentes é até benéfico. “Prefiro que haja uma plateia menor. Considero isso bastante positivo, pois assim conseguimos trocar mais ideias. Aprender mais. Há mais reciprocidade”.

Ora aqui está uma consideração extraordinária que só corrobora, afinal, a inutilidade do evento.

A Sílvia Moreira, em colaboração com o Dr. Leonel, um dos variados especialistas da jóia barroca albicastrense, foi a representante da Câmara Municipal de Castelo Branco, com uma comunicação sobre o sistema de rega do antigo Paço episcopal. Daí ser muito interessante o registo desta justa e sábia consideração. Ficamos é sem saber se a Sílvia Moreira terá recebido ajudas de custo pela sua presença neste importante evento. Se não recebeu achamos que é justo que receba. Afinal ir até Vila de Rei, afim de falar para uma plateia virtual dos ‘surprendentes’ como escreveu no resumo da comunicação, canos do jardim, dá muito trabalho. Assim que como boa e zelosa funcionária pública as considerações da nossa querida conhecida Sílvia Moreira, dizem tudo: para a proxima e ao nível dos patrimónios não vão, telefonem. É mais barato e acima de tudo «mais reciprocidade». Pois, pois, como diz o outro. PLATEIA MENOR, MAIS RECIPROCIDADE. Fantástico. Fantástico.