Dos Vetões e dos LusitanosI: Os Sórs Doutores
















O que vamos expor poderá, à primeira vista, ser desprovido de qualquer interesse. Achamos que não. Se tivermos presente a recente paranóia das reais habilitações de alguns dos nossos políticos isto até se inscreve na mesma e, escusada, linha de promoção de inverdades académicas. É, mais uma do tipo da mulher de César … aplicado aos títulos académicos das pessoas. O habitual. Depois, nós é que só criticamos…

Como aqui se publicitou em seu devido tempo teve lugar em Cáceres e em Castelo Branco, entre os dias 22 e 23 de Outubro o Encontro de Arqueologia “Lusitanos e Vetões”, numa organização do Museu de Cáceres e do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior. Pensamos em breve contar alguma coisa sobre este evento que anunciado à escala ibérica ficou-se por uma coisa mais, enfim, lusitânica. Isto é mais ‘pequerrucha’ à escala mental de algumas das organizadoras. Voltemos ao caco símbolo do encontro: o cavalo do ginete. Ganharam como se sabe, a toda a linha, as hostes da Vetónia… madrilenha.

Mas o que queremos chamar a atenção é para esta curiosidade, chamemos-lhe assim, que vem editada no Boletim da Rede Portuguesa de Museus de Setembro. Na secção de encontros lá vem anunciado o encontro lusitânico-vetónico de, note-se de âmbito ibérico. O Programa apresenta uma originalidade face aos outros também publicitados os conferencistas convidados. Muito bem. E lá vem o Prof. Dr. Almagro Gorbea, o Prof. Dr. Marcos Osório (Parabéns Amigo), o Prof. Dr. Jesus Alvarez, a Prof. Drª. Maria João Sanches, o Prof. Dr. Jorge de Alarcão, o Prof. Dr. Manuel Sabino (Boa companheiro). Quem é que deu esta informação? Como é que isto é possível? Já havia os cursos superiores virtuais, as universidades de vão de escada, os mestrados divinos de em dois sitio ao mesmo tempo, faltavam agora também as associações de amigos de museus darem títulos académicos. Ou não foi? Era já só o que faltava. Da lista consta uma só pessoa que é tratado por Drª. É a Senhora Professora Drª Ana Margarida Arruda. Terá sido despromovida? Aqui fica o curriculum para memória futura. Que Trebaruna e Ataegina vos valha…