Bicentenário do nascimento de José Silvestre Ribeiro


Realizam-se dia 16 de Novembro, no auditório do Centro Cultural Raiano as Comemorações do bicentenário do nascimento do Conselheiro José Silvestre Ribeiro. Este personagem nasceu em Idanha-a-Nova a 3 de Dezembro de 1807.
Do programa constam as seguintes intervenções:
-José Esteves Pereira - O pensamento político em Portugal no século XIX;
-Francisco Lourenço Vaz - Livros e bibliotecas no liberalismo;
-Benedita Duque Vieira - As irmãs da caridade: os prós e os contras;
-Isabel Nobre Vargues - José Silvestre Ribeiro, um cidadão e um "homem de letras" no liberalismo;
-António Pires Ventura - José Silvestre Ribeiro, "bravo do Mindelo";
-Maria João Lopes Vieira - José Silvestre Ribeiro, um liberal nas ilhas.

O coordenador da Comissão executiva é o nosso Amigo António Catana, fazendo parte da referida Comissão: Álvaro Rocha, Armindo Jacinto, António Lisboa, Adelino Américo Lourenço, Américo André, António Lopes Pires Nunes, Graça Capinha, Manuel Rijo, Maria Adelaide Neto Salvado e Mário Raposo.

Em boa hora esta homenagem e este filho ilustre da terra, porventura o mais conhecido, e fazemos votos para que as lições do passado não sejam esquecidas.
Na sua terra natal, Idanha-a-Nova, a cuja biblioteca deixou os seus 1600 livros, infelizmente hoje quase todos desaparecidos, o seu nome é também recordado na toponímia, sendo-lhe dedicada uma rua, e foi adoptado como patrono da sua escola secundária e do agrupamento de escolas que serve o concelho. Está planeada a construção de um monumento que marque o segundo centenário do seu nascimento. Lisboa, Funchal e outras povoações madeirenses também o recordam na sua toponímia.