Mosaico romano na Beira Interior

Imagem do semanário O Interior


Segundo notícia do semanário O INTERIOR, apareceu na semana passada no arqueossítio da Coriscada (Meda), um painel policromado de mosaicos romanos datável dos séulos II ou IV DC.
Segundo o arqueólogo António Coixão " o mosaico policromado, com um medalhão central onde surguem os deuses Baco e Mercúrio... é parecido com um mosaico de Conimbriga, apresentando várias cores como o branco, cinzento-escuro e claro, avermelhado e rosa".

Temos de destacar a extrema importância deste achado, tanto pela sua raridade nesta zona do país, assim como pela sua riqueza a nível das cores e da composição. Na região sul da Beira Interior ainda só foram detectados dois locais com mosaicos, mas ambos ao que se sabe pobres. O mais antigo foi detectado na Quinta da Várzea (Idanha-a-Nova) por D. Fernando de Almeida e logo tapado. Ao que parece tinha motivos geométricos brancos e negros (nunca vi qualquer foto do mesmo, nem o local está devidamente identificado); o segundo local foi na villae dos Barros (Oledo, Idanha-a-Nova), fruto da escavação de Rogério Carvalho, também de temática e de fabrico simples. Estes mosaicos foram igualmente soterrados.

Curiosamente na Egitânia nunca apareceu qualquer tipo de mosaico, mas eles existiram, pois nas escavações por vezes aparecem tesselas