Filatelia arqueológica


Este era um tema muito querido do Marcos Osório do extinto Blog Arqueoblogo, que tantas saudades deixou. Aproveito a ocasião para dedicar este humilde post a esse meu tão Amigo Virtual, que tem andado desaparecido desde há uns tempos a esta parte.

Dia 22 de Junho de 2006 os CTT lançaram uma emissão filatélica dedicada à presença romana em Portugal. Os selos foram desenhados por José Brandão e Paulo Falardo. Da colecção constam 5 selos com motivos da romanização em território português: Mosaico do Hipocampo do Museu Nacional de Arqueologia e proveniente de S. Sebastião do Freixo (Leiria); Mosaico do Oceano de Faro; Templo de Diana (ninguém põe cobro a este mito) de Évora; Pátera da Lameira Larga do Museu Nacional de Arqueologia e proveniente da Aldeia do Bispo, concelho de Penamacor e por fim Herma bifonte do Museu Nacional de Arqueologia.

De notar a boa qualidade e bom gosto na escolha dos motivos e ao mesmo tempo notar com alguma estranheza que o pessoal dos CTT se esqueceram de Conimbriga (ainda bem). De realçar uma peça da minha região, a pátera da Lameira Larga, objecto esse componente de um tesouro descoberto nos principios do século XX na Aldeia do Bispo.