Pao-por-Deus

E falando de tradiçoes... esqueci-me de mencionar uma situaçao curiosa a respeito do 1 de Novembro. Fui trabalhar esse dia, como qualquer feriado, e no meio de tantos embroglios, uma chamada surpreendeu-me. Depois de resolver uma questao extremamente delicada com um cliente este me pergunta "Hoje nao vai ao pao-por-deus? Com a sua idade tinha que andar por ai a divertir-se e nao a trabalhar." Respondi que tinha que trabalhar, mas fiquei curiosa e perguntei-lhe que era o pao-por-deus.

Assim, fiquei a saber de uma tradiçao que desconhecia que existe especialmente na zona norte do país. Contou-me o cliente que originalmente as familias mais pobres no dia primeiro de Novembro andavam de porta em porta com sacos pedindo "pao, por deus!" e as pessoas ofereciam o que podiam: arroz, pao, maças, castanhas..., e as estas ofertas respondiam com rimas. O senhor disse-me uma, que lhe tinha sido susurrada pela esposa que estava perto dele e do telefone... era algo como:

"ó tia, dá pao, por deus?
ó maringola, saco cheio,
vou-me embora!"

Hoje sao os mais jovens que andam de porta em porta e o pao converteu-se em chocolates, rebuçados ou euros.

Fiquei assombrada por desconhecer esta tradiçao e especialmente contente por me ter sido revelada numa situaçao tao caricata, ao fim e ao cabo vivo e trabalho em Barcelona mas lido com clientes que vivem em Portugal. Pois é, quem disse que o Halloween era uma tradiçao importada? Nao deixa de ser uma mutaçao duma tradiçao tambem existente em Portugal.