Fira de Intercanvi de Mieres























Este último fim-de-semana em Mieres, uma aldeia na Garrotxa, organizou-se a Feira de Intercambio. É uma ocasiao para oferecer o que nao usas e trocar por algo que necessites. Nao é permitido o uso de dinheiro. Esta é a ideia desta feira que se realiza faz anos nesta pequena aldeia, mas a sua origem encontra-se na necessidade dos seus habitantes em desfazer-se de velharias, excedentes agricolas ou animais e trocá-lo por algo útil. Hoje já nao é o que era, mas continua com o mesmo espírito.


















Esta visao utilitarista da troca, por oposiçao ao consumismo furioso com o qual vivemos hoje, pareceu-me genial... e nem sequer é algo assim tao novo, verdade? Ou já nos esquecemos das aulinhas de história sobre os intercambios antes da criaçao da moeda?

Assim, aqui encontras de tudo, desde mobiliário, aparelhos electrónicos, productos agricolas, livros e cds, roupa, doces caseiros e bolos, brinquedos, ... Por 3 pares de botas trouxemos uma máquina de café, um aquecedor e uma camisa, por uma garrafeira trouxe um vestido de la e trocámos um par de pulseiras que o meu companheiro tinha trazido da Guatemala por um pote de vidro para por o incenso que tinha feito para Samhain e um relógio para a sala de estar - e deram-nos um brinde com o relógio... uma dentadura com olhos que dás corda e caminha. :)

***