País Vasco: Mitos e Lendas II

(pormenor duma "cueva" no Parque Natural de Gorbeia... se nao me falha a memória...)

MARI é a personificaçao da Terra e é a Rainha de todos os génios, dama elegante, senhora das profundezas, da terra e dos meteoritos. Penteia-se com um pente de ouro e ninguem pode aproximar-se. É severa, condena e castiga a mentira, o roubo, o orgulho e a falta de respeito. Tem dois filhos junto com seu marido MAJU, ATARRABI e MIKELATS. O primeiro é o génio do bem, o segundo normalmente se associa ao mal.

A morada de MARI sao as "cuevas" principalmente as situadas nas cavernas de altas montanhas como Anboto, Aketegi (em Aizkorri) ou Txindoki (em Aralar). De aí, sai MARI à superficie da terra. Cada sete anos se muda de casa e fá-lo envolta em luz, pelos ares.
A ela se devem tudo o que a mae-terra "ama-lur" proporciona, assim como todos os manaciais de água.

Ao serviço de MARI, encontra-se SORGIN, ou bruxa. Estas adoptam formas de animais mas com a particularidade de que sempre lhes falta um membro: o braço, a cabeça... A forma mais frequente em que se transformam é o gato.

O AKERBELTZ, o bode negro, vive nas zonas subterraneas e é o chefe de muitos génios. Aparte de provocar tempestades, tem faculdades curativas e influencia beneficamente os animais colocados baixo sua protecçao.

A bruxaria vasca deu especial importancia a esta velha representaçao do AKERBELTZ, e, segundo dizem, é adorado nos "akelarres" por bruxos e bruxas nas noites de sexta-feira... Esta foto foi tirada no mesmo parque que a foto anterior.

GAUEKO é o senhor da noite, é a noite personificada que nao permite que os homens trabalhem depois do "Ángelus".


ps - Neste momento nao me permite baixar as fotos; mais tarde actualizarei este tópico com as imagens... tecnologia... vai-se lá saber o que lhe passa agora...

ps2 - Aqui estao as fotos. (Poderao ver mais fotos da viagem a Euskadi no meu espaço do hi5 aqui)