Os idiotas ruminantes



Infelizmente não pudemos, como era nossa intenção, estar presentes como era nossa vontade no Rosmaninhal no primeiro Seminário Internacional - Cultura Pastoril.

Estão de parabéns a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Geopark Naturtejo e o Centro Cultural Raiano por mais esta importante iniciativa em prol da cultura tradicional. Foi um trabalho colectivo já se sabe que deve ter ocupado muito tempo e dedicação. Mas, e desculpem os outros, temos de realçar um nome - o do meu amigo antropólogo Eddy Chambino que, sem dúvidas, foi a alma-mater deste acontecimento. E o encontro foi mesmo um feliz acontecimento! Juntar no Rosmaninhal, aldeia raiana que conheço vai para algumas décadas, tantas importantes vozes unidas por um objecto comum e partilhando conhecimentos é coisa rara e notável. O Eddy mandou, outro dia, um comentário que muito apreciámos. Aqui o transcrevo para todos reflectirem:

“(…)como lhe comuniquei, fez-se com muito esforço, um seminário acerca da cultura pastoril na aldeia do Rosmaninhal, com os melhores comunicadores internacionais e mais uma vez ninguém apareceu destas lides criticas, tenho imensa pena! tenho mesmo imensa pena! porque quando se formaliza um local para o confronto saudável de ideias ninguém aparece! depois critica-se e torna-se a criticar...mas continuamos na escala na idiotice cobarde de que sabemos tudo, temos a solução para tudo e não precisamos de ninguém para nada. formulas mágicas ninguém têm, mas ideias mágicas toda a gente pode ter! Joaquim, isto não é uma critica destrutiva, mas sim uma critica construtiva para este mundo destrutivamente idiota...”.

Descansa companheiro. Os idiotas “sábios” andam a pastar na mama do daqueles que sabes e depois roem-se uns aos outros. Adiante e muita força raiano Eddy.