IHS

Foto do lintél de uma porta da Rua dos Ferreiros em Castelo Branco (Foto de António J. V. T. Bispo)

Em post recente o Amigo Albino Cardoso deu a conhecer uma inscrição de Algodres com os dizeres IHS. Punha também a hipótese de a peça, encontrada na torse de um palheiro, estar relacionada com cristãos-novos. Em tempo comentei no seu Blog, deixando a promessa de que diria algo mais sobre o assunto no meu sítio.
Assim IHS é um antigo monograma em que aparecem a três primeiras letras do nome de Jesus. A forma mais latinizada deste deu, por desenvolvimento I= Iesus; H=Hominum; S=Salvator. Santo Inácio de Loyola adoptou este monograma como emblema dos Jesuítas.
Em epigrafia portuguesa é muito comum aparecer este monograma, que em meu entender, quando aparecido isolado apenas quererá dizer que o imóvel será, eventualmente, pertença da Companhia de Jesus; quando integrado num texto epigráfico mais extenso, quererá revelar a ligação do personagem a esta Companhia.
Embora compreenda a tendência do Amigo Al para trazer este monograma para a área do judaísmo, creio não haver qualquer fundamento para o fazer, até provas em contrário