Na Ilha Esmeralda II - Kildare


Kildare... uma vez na Irlanda não podia deixar passar a oportunidade de ir ao local onde, segundo consta, existia um santuário dedicado a Brigid e onde actualmente é o centro do culto católico de Sta. Brigid.



Kildare é uma cidadezinha simpática e tive a sorte de ir em dia de mercado. Muito movimento, muita gente, e sim... muito sol (sim, sim, em Dezembro ;p ). Reza a história que St. Brigid chegou por volta do ano 480 d.C. e construiu a sua abadia junto dum grande carvalho, daí o nome da cidade de Kildare - "Cill Dara", a "igreja do carvalho".


"Christianity slowly took root, assimilating features of the older beliefs and practices, including, for example, the use of sacred wells, the celtic celebration of Imbolc and the use of fire. It was at this time of transition that the historical Brigid of Kildare was born. Brigid the saint, inherits much of the folklore associated with the goddess Brigid, a dimension which contributes to her popularity. It may be an exercise in futility to try separating the historical christian Brigid from the goddess since, clearly, the two are so interwoven.(...)"


" It is generally accepted that Brigid established her abbey and church in Kildare around 480 d.C., on the site now occupied by St. Brigid's Catedral. Some scholars suggest that her foundation may have evolved from a sanctuary of druidic priestesses who converted to christianity." (*)


Infelizmente a área da catedral, onde se encontram as ruinas do Templo do Fogo onde se mantinha a chama perpetua em honra de Brigid, estava fechada.




Catedral de St. Brigid


"On the north side of the cathedral are the restored foundtions of an ancient fire temple. Research suggests that in pre-Christian times priestesses used to gather here to tend ritual fires invoking the goddess Brigid to protect the herds and provide a fruitful harvest. (..) At least two bishops attempted to have the fire extinguished because of its pre-Christian overtones, but without sucess. With the dissolution of the monasteries during th Reformation, Archbishop George Browne of Dublin ensured the extinction of the sacred flame." (*)

A chama de Brigid que ardeu durante cerca de 1500 anos (se consideramos a possibilidade do culto à deusa Brigid), foi extinto por volta do séc.XVI e foi reacesso em 1993 na Praça do Mercado. E arde desde então...


A chama de Brigid


Assim que decidi seguir caminho em busca do Poço Sagrado. Adoro os irlandeses! Fui perguntando pelo mercado como chegar até a poço, pois aparentemente ficava fora da cidade. Quando me dei conta, um grupo de feirantes preocupadamente estudava a possibilidade de ir até a poço sozinha. Uma senhora dizia que não devia ir sozinha pois era longe, um senhor perguntava a outro se era perigoso, outra mulher exclamava que se eu fosse sua filha não me deixaria ir sozinha, outro assegurava que não havia qualquer problema, que nunca tinha passado nada. Contrariadas, as senhoras apontaram a direcção e lá fui eu. Realmente era um pouco isolado, mas foi um passeio impressionante... a Irlanda não é chamada a Ilha Esmeralda por nada... especialmente num dia incrivel de sol em pleno inverno.






Poço Sagrado




Existem dois poços. O primeiro, reclamam alguns, é o original dedicado à Deusa Brigid; o outro, mais tardio, dedicado a St.Brigid, lugar de devoção particularmente no dia 1 de Fevereiro. Em cada poço podemo encontrar pequenos pedaços de tecidos pendurados nas ramas das árvores, memórias de desejos dos pelegrinos que por ali passaram.










Poço de St. Brigid


"Ritual at St. Brigid's Well and Prayer Stones


(...)There are five prayer stones standing in line and the practice is to stop at each stone in turn and dwell on an aspect or quality of Brigid.


1st prayer stone - Brigid: A woman of the land (...)


2nd prayer stone - Brigid: The peacemaker (...)


3rd prayer stone - Brigid: The friend of the poor (...)


4th prayer stone - Brigid: The hearthwoman (...)


5th prayer stone - Brigid: Woman of contemplation (...)


The round well - We gather around the well. Water has always been a symbol of life and healing. Wells were tradicionally heaing places for many ills. (...) Pilgrims are invited to pray in tradicional celtic fashion by circling "deiseal" (sunwise) three times. This movement is in harmony with ourselves and with the universe. (...) Pilgrims sometimes relax with a meditative sacred dance around the well and conclude the ritual with an old irish blessing." (*)


Claro que era inconcebível deixar Kildare sem levar comigo algumas cruzes de Brigid. Imaginamos, ou pelo menos eu imaginei, que no berço do culto venderiam as ditas cruzes "a granel". Pois, não sabem o que corri para encontrá-las! Corri não sei quantas lojas, tive uma conversa muio interessante com o dono duma loja esotérica, fui muito bem recebida no centro paroquial e acabei na casa de Solas Bhride - Christian Community Center for Celtic Spirituality in the Spirit of Brigid of Kildare, falando com uma senhora simpatiquíssima pertencente à Irmandade de Brigid. É incrivel como as tradições ancestrais foram tão engenhosamente resgatadas pelo cristianismo e como na Irlanda estas convivem tão harmoniosamente, sem a tipica furiosa negação das raizes pagãs de algumas tradições cristãs. Talvez seja essa uma das razões pelo que o chamado Cristianismo Celta seja tão particular... Bom, esta senhora levou-me ao que ela chamava "A Sala de Brigid": uma sala onde, num dos cantos, se encontrava uma vela cuja chama, explicou-me Mary, mantêm sempre acessa; nas paredes haviam paineis lindos representando Brigid e a chama; nas prateleiras haviam imensos livros e estatuetas, não apenas cristãos mas também de inspiração pagã. Comprei-lhe algumas cruzes e ela ofereceu-me um livro "Rekindling the flame - a pilgrimage in the footsteps of Brigid of Kildare" (*) , uma vez que vim de tão longe para ir a Kildare. Os excertos que coloquei acima são deste livro qu a Irmã Mary me deu. É ou não uma prova que em nenhum momento os cristãos desta terra renegam as suas origens?